@vestibular_paFacebookFeedContato

Veja outras notícias em // UFPA, UFPA 2013

UFPA: confira o índice de faltosos da mobilidade acadêmica e PSEs

Foi realizada neste domingo, 11, a primeira fase do Processo Seletivo Especial 2013 para estudantes remanescentes de quilombolas. De acordo com o Centro de Processos Seletivos (Ceps), o  número de ausências corresponde a aproximadamente 44%, ou seja, cerca de 250 candidatos. O maior número de faltas foi registrado no campus de Abaetetuba, com 83 candidatos ausentes.  Segundo o Ceps, havia 595 candidatos inscritos para disputar uma vaga dentre as 358 ofertadas em 179 cursos distribuídos entre os  campi da UFPA.

Nesta primeira fase, os candidatos fizeram uma prova de redação e 40 questões de conhecimentos gerais, sendo cinco questões de cada disciplina: Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura. A segunda fase é composta de uma entrevista pessoal, que será marcada após a divulgação da lista de aprovados na primeira fase pelo Centro de Processos Seletivos (Ceps). O resultado da primeira fase ainda será informado pelo Ceps.

Candidatos - Para a estudante Mariete Leal, que concorre uma vaga no curso de Letras- Língua Inglesa, é uma ótima oportunidade para realizar a prova e espera obter um bom resultado e um maior conhecimento. A “Universidade está dando um espaço para que eu possa fazer parte deste ciclo de desenvolvimento”, disse ela.

“A expectativa para a prova é boa, nós já estamos tendo uma preparação desde o começo do ano. É mais uma forma de inclusão da Universidade para estas entidades. Se eu for aprovado, vou ficar muito feliz. Nós temos um objetivo e sendo aprovado iremos alcançá-lo”, afirma o candidato Sivaldo Correa, que disputa uma vaga no curso de Medicina.

Concorrência – Entre os cursos mais concorridos estão Serviço Social -Vespertino/Noturno, em Abaetetuba, com 27,50 candidatos por vaga; Pedagogia – Noturno, em Abaetetuba, com 24,50 candidatos por vaga; Engenharia Industrial, em Abaetetuba, com 22,50 candidatos por vaga; Medicina, em Belém, com 14 candidatos por vaga; e Letras-Língua Portuguesa -Vespertino, em Abaetetuba. com 12,50 candidatos por vaga.

A nota final dos candidatos será calculada por meio da média aritmética das notas parciais da primeira e da segunda fases. Eles serão classificados até o limite máximo de vagas.

Provas do Mobex e Mobin tiveram 817 faltosos

Neste domingo também ocorreram as provas da Mobilidade Acadêmica (Moba) e o Processo Seletivo Especial, destinado à Educação no Campo. A prova da Mobilidade Acadêmica ocorreu na manhã deste domingo, 11. Os candidatos tiveram que responder a 40 questões objetivas das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Vida e da Saúde; Ciências da Humanidade I; Ciências da Humanidade II; Letras, Comunicação e Ciências das Artes.

Segundo o Centro de Processos Seletivos (Ceps), dos 4.428 candidatos inscritos, 817 faltaram. O campus Belém registrou o maior número de ausentes, com cerca de 700 faltosos. Ainda de acordo com o Centro, não há uma data certa para a divulgação dos aprovados.

Os candidatos que ocorrem a uma vaga no processo seletivo especial para Educação no Campo realizaram a prova nesta tarde. A primeira fase também  é composta de uma redação e 40 questões de conhecimentos gerais; e a segunda fase corresponde a uma entrevista pessoal com os aprovados. São ofertadas 90 vagas no campi de Abaetetuba e Marabá.  Segundo dados do Ceps, dos 2.536 inscritos, divididos entre os dois campi, 793 não compareceram.

Texto: Ascom UFPA

GABARITOS

Gabaritos Mobex e Mobin

Gabaritos Quilombolas

Gabaritos Educação no Campo

 

 

» Clique aqui para receber notícias do site por e-mail

2 pessoas comentaram " UFPA: confira o índice de faltosos da mobilidade acadêmica e PSEs "

  1. Tâmyla disse:

    Gostaria de receber notícias de vestibular.

Copyright © 2012 Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui. Todos os direitos reservados.
Administrador. e-mail: vestibularnopara@gmail.com