@vestibular_paFacebookFeedContato

Veja outras notícias em // UFOPA

UFOPA 2013: veja como funciona o processo seletivo

por Vestibular no Pará – A UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) realiza um processo seletivo diferenciado. Os candidatos não fazem prova, pois a seleção é feita exclusivamente através do desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Saiba mais sobre o Processo Seletivo 2013, que está com inscrições abertas até 27 de dezembro, às 23h59 (horário de Santarém/PA) em www.ufopa.edu.br/psr2013. Para mais informações acesse o edital da UFOPA.

CURSOS

No processo seletivo da UFOPA os estudantes não fazem opção de curso no momento da inscrição. Quem for aprovado irá cursar o semestre inicial intitulado Formação Interdisciplinar 1 – F1, que é comum e obrigatório a todos os ingressantes em nível de graduação.

Para o semestre inicial são ofertadas 1.150 vagas, nos turnos matutino, vespertino e noturno. No momento da inscrição o candidato escolhe o turno de sua preferência. O preenchimento será de acordo com a ordem de classificação.

ENEM

Conforme o edital, a inscrição implica necessariamente inscrição no (Enem) Exame Nacional do Ensino Médio nos anos de 2011 ou 2012. Será usado como referencial a maior média obtida no Enem dos anos de 2011 ou 2012, inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais.

COTAS

Serão reservadas 576 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais. Podem concorrer a essas vagas estudantes que cursarm integramente o ensino médio no sistema público de ensino e/ou ser enquadrado nos casos previstos na Portaria nº 18, de 11 de outubro de 2012.

No momento da inscrição esses candidatos devem informar desejo em concorrer às vagas do sistema de ingresso por cotas sociais. Neste caso, deverá também informar se cursou integralmente o ensino médio no sistema público de ensino, se é oriundo de família com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, além de sua etnia e (ou) cor. Em caso de não preenchimento das vagas as remanescentes serão destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio no sistema de ensino público.

Serão reservadas 65 vagas para candidatos autodeclarados indígenas, que serão selecionados através de processo seletivo diferenciado. As vagas reservadas ao Sistema de Ingresso por Cotas Sociais serão preenchidas segundo a ordem de classificação, de acordo com as notas obtidas pelos candidatos, dentro de cada um dos seguintes grupos de inscritos:

Candidatos de escola pública (renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita)
a) que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas;
b) que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas.

Candidatos de escola pública (renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita)
a) que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas;
b) que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas.

Demais candidatos de escola pública
No caso de não preenchimento das vagas reservadas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, aquelas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio.

CLASSIFICAÇÃO
Serão convocados os inscritos melhores classificados no Enem, com médias superiores a zero nas provas objetivas e de redação. Será usada a maior média obtida no resultado do Enem dos anos de 2011 ou 2012. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota na prova de redação do Enem utilizado como referência; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

O listão de aprovados está previsto para o dia 10 de janeiro, dependendo da divulgação das notas do Enem 2012 pelo MEC (Ministério da Educação). Mais quatro chamadas estão previstas no edital, nos dias 21 e 30 de janeiro e 6 e 18 de fevereiro.


COMO FUNCIONAM OS CURSOS DA UFOPA

Começo

Após a seleção, feita através das notas do Enem, os aprovados cursam o primeiro semestre, denominado Formação Interdisciplinar I, que é comum e obrigatório a todos os alunos habilitados e matriculados. Esse semestre é ofertado, nos três turnos (Manhã, Tarde e Noite), pelo Centro de Formação Interdisciplinar.

Neste primeiro semestre o aluno faz a opção pelo turno que irá cursar os seis módulos de ensino: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND);Origem e Evolução do Conhecimento (OEC); Lógica, Linguagem e Comunicação (LLC); Estudos Integrativos da Amazônia (EIA); Seminários Integradores (SINT); e Interação na Base Real (IBR).

Segundo semestre

Através do seu Índice de Desempenho Acadêmico (IDA), que congrega todas as suas notas no primeiro semestre, o aluno escolhe o instituto onde irá estudar a partir do segundo semestre, denominado Formação Interdisciplinar II. A partir daí, os turnos das aulas são definidos pelos institutos. No geral, cada instituto oferta 200 vagas, que são preenchidas a partir das maiores notas do IDA.

Escolha do curso

Somente a partir do terceiro semestre o aluno começa a cursar o programa (curso) de sua escolha. Vale lembrar que todo esse processo, denominado percurso acadêmico, é definido a partir do IDA do aluno. Caso o aluno não consiga entrar para o instituto ou curso almejado, em primeira opção, ele é remanejado para sua segunda opção de curso ou de instituto.

com informações da UFOPA

 

INSTITUTOS

CFI
O Ciclo de Formação Geral (CFI), comum a todos os alunos, é composto de dois semestres de Formação Interdisciplinar. O primeiro é formado por seis módulos de ensino e o segundo se insere no âmbito do instituto pelo qual o aluno optou.

Institutos temáticos

IBEF
O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) oferta os bacharelados interdisciplinares em Agroecologia e Biotecnologia, e os bacharelados específicos em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Farmácia.

IGEF
O Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) conta com os bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra e Tecnologia da Informação; e os bacharelados específicos em Geologia, Geofísica, Engenharia Física e Ciências da Computação.

ICTA
O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) também oferta três bacharelados interdisciplinares – Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia das Águas, Gestão Ambiental – e cinco bacharelados específicos: Biologia Aquática, Biologia Vegetal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Engenharia Sanitária Ambiental.

ICS
O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) conta com os bacharelados específicos em Antropologia, Arqueologia, Direito, Ciências Econômicas e Planejamento e Desenvolvimento Regional. Uma novidade é o bacharelado interdisciplinar em Etnodesenvolvimento.

ICED
Além das licenciaturas integradas em Biologia e Química, Matemática e Física, Português e Inglês, História e Geografia, o Instituto de Ciências da Educação (ICED) ofertará três novos cursos: licenciatura em Ciências, licenciatura em Informática Educacional e o bacharelado integrado em Pedagogia e Psicopedagogia.

com informações da UFOPA

 
 

» Clique aqui para receber notícias do site por e-mail

1 pessoa comentou " UFOPA 2013: veja como funciona o processo seletivo "

  1. suellem almeida disse:

    Esta muito exigente,mas agora com as cotas,quem sabe muita gente vai poder cursar sua faculdade.06/12/12

Copyright © 2012 Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui. Todos os direitos reservados.
Administrador. e-mail: vestibularnopara@gmail.com