@vestibular_paFacebookFeedContato

Veja outras notícias em // Clipping, UFPA

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Naval da UFPA

O curso de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará (UFPA), recém criado, recebeu nota 5, nota máxima, após visita in loco de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi oficialmente divulgado à UFPA e diz respeito a certificação do curso, processo de avaliação realizado pelo Ministério da Educação que possibilita o reconhecimento dos diplomas de graduação em Bacharelado em Engenharia Naval pela instituição paraense.

O curso de Engenharia Naval da UFPA foi criado em 2005 e oferta anualmente 20 vagas. A maior bacia hidrográfica do mundo reúne 20 mil km2 de rios navegáveis por onde passam diariamente 20% da água potável do globo, mas também por onde passam grande parte dos produtos comercializados na região e por onde acontece o trânsito de pessoas entre as diversas localidades da Amazônia,com um universo estimado de 500 mil embarcações.

Estudos realizados no ano 2000 indicaram que pelos rios paraenses passam cerca de 30 milhões de toneladas de mercadorias a cada ano. Entre os principais produtos que têm nas águas doces do Pará sua principal via de escoamento está a soja, cuja produção de 3 a 4 milhões de toneladas por ano é levada pelo rio Madeira até Itacoatiara, no Amazonas, e Santarém, no oeste do estado. Apenas no Porto de Vila do Conde, localizado namargem direita do rio Pará, município de Barcarena, saem e chegam cerca de 18 milhões de toneladas de produtospor ano.

Cenário amazônico – “Podemos estimar que 70% da carga que circula na região passam por vias fluviais. Embora a maior parte do trajeto ocorra nas rodovias, como no caso dos produtos que chegam para abastecer as cidades da Amazônia, as mercadorias só chegarão ao destino final se entrarem nos rios”, assegura o engenheiro, Hito Braga, vice-diretor da Faculdade de Engenharia Naval da UFPA.

Atendendo a uma demanda social de suma importância que é o desenvolvimento de recursos humanos com conhecimento e habilidades necessárias para o estudo das soluções de questões regionais, o curso de Engenharia Naval da UFPA se propõe a produzir conhecimento capaz de responder a questões fundamentais como: Que embarcações são adequadas para a Amazônia? Como transportar com rapidez e economia as riquezas naturais e pessoas que têm nos rios a sua rua? Como introduzir as mais modernas técnicas de informatização nas empresas de navegação e transportes, muitas vezes, geridas de forma casual e não sistematizada? Como aproveitar a logística natural e vocacional da Amazônia e suas possibilidades de integração com o Brasil e com o mundo? Esses são os desafios dos pesquisadores e profissionais do curso de Engenharia Naval da UFPA.

Fonte: Ascom UFPA

 

» Clique aqui para receber notícias do site por e-mail

Copyright © 2012 Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui. Todos os direitos reservados.
Administrador. e-mail: vestibularnopara@gmail.com