@vestibular_paFacebookFeedContato

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA)

Instituição: Pública

Perfil: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) tem mais de 100 anos de história no Estado. Nasce em 1909, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, pelo presidente Nilo Peçanha. O objetivo era ensinar a menores de baixa renda os ofícios de operário e contra-mestre. Em 1930 transforma-se em Liceu Industrial do Pará e, em 1942, em Escola Industrial de Belém.

Na década de 1960, é transformado em Autarquia Federal com autonomia didática, financeira, administrativa e técnica. Passa a atuar com o ensino profissional em nível de 2° grau, passando a ser chamado de Escola Industrial Federal do Pará. A Escola Técnica Federal do Pará nasce em 1968 e se instala definitivamente na Av. Almirante Barroso, n.º1155.

Em 1999, a Escola Técnica foi elevada à categoria de Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) com a finalidade de atuar nos níveis e modalidades da educação profissional, ou seja, o básico, o técnico e o tecnológico equivalente à educação superior. Com a publicação da Lei nº 11.192, sancionada pelo presidente Lula, em 2008, o Cefet torna-se um instituto federal. Atualmente são ofertados mais de 40 cursos de graduação, pós-graduação e técnicos.

Formas de ingresso: para os cursos superiores todas as vagas são preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Para os cursos técnicos são realizados processos seletivos tradicionais.

Período do processo seletivo: a seleção dos cursos superiores segue o calendário nacional do Sisu. Nos cursos técnicos a seleção vai de novembro a fevereiro, de acordo com o calendário de cada campus. Também são realizados vestibulinhos.

Enem: utiliza a nota como única forma de ingresso aos cursos superiores, através do Sisu

Cotas: Aplica políticas de ações afirmativas (AF1), com reserva de vagas a alunos oriundos da escola pública

Isenções: concede isenções nos períodos de inscrição. Cada campus tem seu próprio critério e público-alvo

Site oficial: www.ifpa.edu.br

CURSOS OFERTADOS

Graduação - Biologia, Pedagogia, Física, Geografia, Matemática, Química, Letras, Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle de Automação, Gestão de Saúde, Saneamento Ambiental, Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Telecomunicações, Gestão Pública.

Técnicos - Pesca, Aquicultura, Mineração, Design de Móveis e Interiores, Informática, Telecomunicações, Automação Industrial, Química, Metalurgia, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Estradas, Agroecologia, Saneamento, Edificações, Eventos, Geomática, Design Industrial, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Geodésia e Cartografia, Agrimensura, Agroindústria, Florestas, Rede, Automação, Educação no Campo, Guia de Turismo, Agropecuária, Hospedagem, Petróleo e Gás.

Tipos de curso: licenciatura, bacharelado, tecnológicos e técnicos. Os cursos técnicos são na modalidade integrada (para concluintes do ensino fundamental) e subsequente (para concluintes do ensino médio).

 

SISU

Seleção Unificada

Todas as vagas dos cursos superiores do IFPA são preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Para concorrer a vagas no IFPA os candidatos devem, no período de inscrições nacional definido pelo MEC, informar no site do Sisu o número de inscrição da última edição do Enem. Entre as opções de instituição o estudante deve selecionar um ou dois cursos do IFPA (em primeira e segunda opção).

O MEC faz duas chamadas. Após esse período é repassa às instituições dados dos candidatos que aderiram à lista de espera. Nessa etapa, cada instituição é responsável por divulgar editais de convocação de candidatos para preencher sobras de vagas.

São realizadas duas edições anuais do Sisu. Até o momento o IFPA aderiu apenas à edição que abre inscrições no final do ano.

 

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Integrada

Na modalidade integrada o aluno cursa o ensino médio no IFPA e ao mesmo tempo estuda matérias referentes ao curso técnico que escolheu, sendo capacitado ao mesmo tempo em ambos e já saindo do ensino médio com uma qualificação técnica.

 

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

Subsequente

Na modalidade subsequente os alunos que já têm o ensino médio concluído, ao serem aprovados no processo seletivo, passam a estudar apenas as matérias do curso técnico que escolheu.

 
 

CONTATOS E ENDEREÇOS

Campus Belém (belem.ifpa.edu.br)
Av. Almirante Barroso, nº 1155, Marco, Belém-PA
Fone: (91) 3211-0300 / 3201-1794

Abaetetuba (abaetetuba.ifpa.edu.br)
Rua Rio de Janeiro n° 3322, Francilândia, Abaetetuba-PA
Pólo Avançado Ananindeua: Cidade Nova 5, Travessa WE 62, Nº 742, Coqueiro

Bragança (braganca.ifpa.edu.br)
Rua da Escola Agrícola, s/n. Vila Sinhá – Bragança/PA

Conceição do Araguaia (conceicaodoaraguaia.ifpa.edu.br)
Av. Couto Magalhães, setor Universitário, Conceição do Araguaia-PA

Altamira (altamira.ifpa.edu.br)
Rodovia Ernesto Acioly, km 3 – Nova Colina – Altamira-PA
E-mail: altamira@ifpa.edu.br

Breves (breves.ifpa.edu.br)

Industrial Marabá (industrialmaraba.ifpa.edu.br)
Folha 22, Quadra Especial, Lote Especial II, bairro Nova Marabá, Marabá/PA
Fone: (94) 2101-633

Rural Marabá (ruralmaraba.ifpa.edu.br)
Sede provisória, Rua Vitória Régia, 117, Bairro Amapá, Marabá-PA
Fone: (94) 3324-5391

Santarém (santarem.ifpa.edu.br)
Av. Castelo Branco, 621, Interventoria, Santarém/PA
Comissão do processo seletivo: (93) 8112-1751, 81189191 e 91615919 ou email proseltec.stm@ifpa.edu.br
Unidade avançada em Óbidos: (93) 3522-3757; e-mail: cpps.obidos@ifpa.edu.br

Castanhal (castanhal.ifpa.edu.br)
Rodovia Br 316, km 61 – Saudade, Castanhal-Pará
Fone: (91) 3412-1612 ou e-mail cpps.castanhal@ifpa.edu.br

Itaituba (itaituba.ifpa.edu.br)
Rua Universitária s/nº Km 05, Maria Magdalena, Itaituba-PA
Fone: (93) 9185-0355 / 9177-7270 / 9101-3032 E-mail: proseltec.itb@ifpa.edu.br

Tucuruí (tucurui.ifpa.edu.br)
Rua Porto Colombo, N° 12, Vila Permanente, Tucuruí-PA
(94) 3778-4684/ Comissão de processos seletivos: ramal 210, 219 e 215

 
 

VEJA AS NOTÍCIAS RECENTES DO IFPA »»

Copyright © 2012 Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui. Todos os direitos reservados.
Administrador. e-mail: vestibularnopara@gmail.com