@vestibular_paFacebookFeedContato

Veja outras notícias em // UFPA, UFPA 2014

Indígenas e quilombolas fazem prova do PSE da UFPA neste domingo (3)

Neste domingo, dia 3, 6.441 candidatos farão provas do Processo Seletivo Especial da UFPA e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Os estudantes já podem acessar o cartão de inscrição com o local da prova por meio do site do Centro de Processos Seletivos (CEPS). As provas terão início às 8h e término às 12h, horário local.

Campo, indígenas e quilombolas – O PSE é destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas e para o preenchimento de vagas nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Etnodesenvolvimento. A seleção será composta de Prova Objetiva, Prova de Redação e Entrevista, acompanhada de análise de documentação que comprove pertencimento e conclusão do ensino médio.

No dia da prova, os candidatos precisam apresentar seu cartão de inscrição e o documento oficial de identidade com foto para poder realizar o exame. O cartão de inscrição deve estar assinado igual consta no documento de identidade.

Atenção - De acordo com a diretora do CEPS, professora Marilucia Oliveira, “os candidatos devem observar o horário de realização da prova e chegar com uma hora de antecedência, principalmente os que irão se deslocar de outros municípios”, alerta. Ainda segundo a professora, é importante que os candidatos não se esqueçam de assinar o cartão-resposta e a lista de frequência da prova.

Avaliação – As provas objetivas serão compostas por 40 questões de múltipla escolha, sendo 5 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura; e abrangerá os objetos de avaliação da Matriz de Referência do ENEM 2013.

As provas de redação consistem na elaboração de texto com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, em que serão avaliados: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.  As entrevistas pessoais serão realizadas por pelo menos um professor da Comissão Avaliadora, após a divulgação, pelo CEPS, da lista dos candidatos classificados nas provas objetiva e de redação em língua portuguesa.

A correção da redação ocorrerá apenas para os candidatos com acerto igual ou maior que 25% na prova objetiva, e só serão convocados à fase de entrevistas os candidatos que obtiverem no mínimo 4 pontos na redação, em uma escala de 0 a 10.

Locais – As provas de conhecimentos do PSE da UFPA serão realizadas nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Baião, Belém, Cametá, Castanhal, Oeiras do Pará e Tomé-Açu. As etapas de Avaliação de documentação e Entrevista pessoal serão realizadas nas sedes dos Campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal. Já as provas de conhecimentos, avaliação de documentação e entrevista pessoal do PSE da UNIFESSPA serão realizadas em Marabá.

Mais informações, acesse o site do CEPS.

Fonte: Ascom UFPA

 

» Clique aqui para receber notícias do site por e-mail

Copyright © 2012 Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui. Todos os direitos reservados.
Administrador. e-mail: vestibularnopara@gmail.com